Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Solado vermelho: Louboutin vence uma batalha contra YSL

Em sua cruzada contra o uso por outras marcas de sapatos com solado vermelho, a grife Christian Louboutin ganhou mais uma batalha nesta quarta-feira, contra a poderosa Yves Saint Laurent. O juiz Victor Marrero, da Corte de Nova York, que analisa o pedido de liminar requerido por Louboutin, desconsiderou as provas apresentadas pelos advogados de YSL. Louboutin quer que a maison francesa deixe de produzir calçados com o solado vermelho para a coleção Cruise 2011.




O famoso solado vermelho de Louboutin.


O pedido foi feito dia 22 de julho, quando ambas as marcas apresentaram suas justificativas para a produção de calçados na tonalidade. Os advogados de Louboutin argumentam que se a liminar não for concedida pode trazer danos irreparáveis à grife e incentivar outras empresas a produzirem solados da tonalidade marca cromática com direitos exclusivos obtidos em 2008.

Os representantes de Saint Laurent afirmaram que nenhuma marca deve ter o "monopólio de uma cor" e que solas vermelhas têm sido usadas através dos tempos por todos, desde o rei Luís XIV, da França, a Dorothy, de O Mágico de Oz.

O juiz, porém, aceitou a argumentação de Harley Lewin, da McCarter & English LLP, que representa Louboutin, de que os documentos apresentados por YSL, mostrando gráficos da produção de sapatos com sola vermelha desde 2004, eram inconsistentes. Os advogodos de Saint Laurent realmente não puderam provar a exatidão dos dados no tribunal. Não se sabe ainda quando o juiz dará o veredito final.

A primeira investida na justiça de Christian Louboutin contra Saint-Laurent ocorreu em abril deste ano, quando foi pedida uma indenização de US$ 1 millhão pela produção do modelo Palais, totalmente vermelho. No mesmomês, os advogados de Louboutin acionaram na justiça americana a brasileira Carmen Steffens France, que havia produzido três modelos com sola vermelha. Os advogados da marca nacional disseram que desde 1966 são produzidos solados em várias tonalidades de vermelho e de outras cores.



Um comentário:

  1. Puxa! Que briga em? Concordo com tudo e descordo com tudo! Mas amo as duas marcas.bj

    ResponderExcluir

“O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito.” – Coco Chanel