Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas de moda xadrez para homens

Amplamente utilizado pelas mulheres, motivo também pode deixar um look masculino estiloso.

O xadrez é amplamente utilizado por mulheres, mas os homens, muitas vezes por falta de informação sobre como utilizar ou desconhecimento do que está à disposição atualmente no mercado, quase não possuem peças com esse motivo no guarda-roupa.

Dicas para auxiliar os homens que desejam incorporar o xadrez em seus looks:

Varie as cores
Os padrões de xadrez são bem diferentes uns dos outros, pois basta mudar uma cor para que a peça tenha um aspecto visual totalmente diferente.

Invista nas repetições
Uma forma de combinar que funciona é procurar repetir a cor dominante da estampa —aquela que toma conta do nosso olhar quando visualizamos a roupa, a cor que mais enxergamos no desenho —, que pode ser tanto o tom usado no traço do xadrez como também no fundo da peça.




Cuide texturas
Em termos de peças, o homem deve buscar materiais similares na hora combiná-las. Uma camisa de xadrez miúdo e em algodão 180 fios é mais alinhada, vai combinar com uma calça de algodão peletizado ou com um jeans de lavagem mais refinada; já uma camisa de xadrez médio e de tecido misto (algodão e poliéster) é mais casual, vai combinar com uma sarja estonada e de caimento mais mole, com um jeans de lavagem mais irreverente, com rasgos e puídos.


Mixe liso com xadrez
Ao utilizar uma camisa xadrez, o que pode acompanhar, tanto na parte inferior como o calçado, são peças lisas em uma das cores do xadrez e em materiais que deem a mesma impressão visual: mais casual ou mais refinado. O xadrez, por natureza, é sempre mais casual e, por isso, combina com sapatos mais estilosos (com um bico mais longo ou de formato diferente), com tênis para usar no dia a dia (não os de prática de esportes) e sapatos despojados, de camurça estonada, por exemplo.


Olho no casual
O xadrez não cai bem em ocasiões que exijam formalidade. Quanto maior e mais colorido é o desenho do xadrez, mais informal ele é. Logo, uma camisa de xadrez miúdo e monocromático pede uma calça mais alinhada, sem muita inovação. Um xadrez de padronagem grande e colorida já combina com um jeans mais desgastado, com efeitos de lavagem e camiseta por baixo. Homens altos podem explorar todos os tamanhos de xadrez em seus looks. Homens de estatura mediana devem optar por padrões de tamanho pequeno a médio, para que a estampa não apareça mais que eles.



Atente para o sapato
O calçado que acompanha o xadrez deve ter um toque de irreverência para "falar a mesma língua" que a estampa. Esta irreverência pode ser obtida através do uso de um material diferenciado (camurça ou couro estonados, couro de peixe, couro de avestruz, tecidos com texturas interessantes) ou de um design diferenciado (um bico incomum e moderno, por exemplo). O que não pode é tentar inovar usando a camisa xadrez e tentar acompanhá-la com um sapato mais clássico, pois, desta forma, o look ficará desarmônico.



O que vai sob o xadrez?
Ao utilizar a camisa com camiseta por baixo, o homem deve escolher uma camiseta com modelagem sequinha e com um pouco de elastano, para aderir ao corpo e não ter sobras de tecido fazendo volume por dentro da camisa. Normalmente, nesta opção, abre-se a camisa inteira ou parcialmente, pois a ideia não é usar a camiseta como underwear, mas, sim, com um acessório compondo o look junto com a camisa.



Deixa o xadrez aparecer
A camiseta por baixo da camisa funciona como um acessório no look, como se fosse um cachecol amarrado no pescoço, por exemplo. Então é necessário pensar qual seria a cor que combinaria com a estampa xadrez, mas que, ao mesmo tempo, não tentasse chamar mais atenção do que ela! Uma tentativa segura e menos ousada de combinar a camiseta é buscar seguir a cor predominante da estampa ou do fundo. Quem quiser ir além pode testar outras cores para fazer uma composição, exemplo: uma camisa xadrez branca e preta com uma camiseta rosa clara

2 comentários:

  1. otimas dicas para pessoas como eu que nao sabe se vestir mais adora chamar a atencao com um look ousado, gostaria de saber oque combina com sapatos xadrez tenho 2 um qix e um vans porem nao consigo armoniza-los com nada do meu guarda roupa caso tenha alguma solucao para meu problema, poderia enviar a resposta por email. lu_foda@hotmail.com agradesso desde de ja.

    ResponderExcluir

“O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito.” – Coco Chanel